Raiva humana
No Brasil, a RAIVA é endêmica, porém desde 1987 não há registros de casos novos, nos estados da Região Sul, sendo o último caso no Paraná.
A RAIVA é uma doença antropozoonose (doença transmitida dos animais para o homem), que se caracteriza por uma encefalite progressiva aguda e letal.Somente os mamíferos são suscetíveis ao vírus, os únicos capazes de transmiti-los.È uma doença infecciosa aguda, de propagação fatal em todos os casos, causada pelo vírus que se propaga no Sistema Nervoso Central (SNC). 15.1 AGENTES ETIOLÓGICOS:
RAIVA uma doença causada pelo vírus rábico da família Rabdoviridae,gênero Lyssavirus, é constituído por RNA ( ácido ribonucléico ) envolvido por duas capas de natureza lipídica. Apresenta dois antígenos principais, um de superfície, composto por uma glicoproteína responsável pela formação de anticorpos neutralizantes, e outro interno, que é formado por uma nucleoproteína, com altíssima patogenecidade e virulência.Sua propagação e no Sistema Nervoso Central. l em tosos os casos,causada por virus ue
l em tosos os casos,causada por virus ue15.2 TRANSMISSÃO:
Em geral, o vírus da RAIVA é transmitido ao homem através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras de animais contaminados com o vírus rábico contidos em sua saliva. Existindo assim dois tipos de transmissão: a urbana em que os transmissores são cães, morcegos e gatos e a selvagem que os transmissores são macacos,raposas. O vírus penetra, atingindo a corrente sanguínea da vítima agredida, multiplica-se e atinge o Sistema Nervoso Periférico, e posteriormente, o SNC. A transmissão raramente ocorre por contato indireto, como fômites ou inalação, pois o vírus é pouco resistente fora do organismo do animal e é inativado por raios ultravioleta.
15.3 PERÍODO DE INCUBAÇÃO:
É extremamente variável, podendo durar desde alguns dias até 1 ano, sendo que a média em humanos é de 45 dias.Tal variação deve-se a uma séria de fatores, como a