Logistica
Motivações para a Logística Reversa:
• rapidez com que um produto é lançado no mercado; rápido avanço da tecnologia; alta competitividade das empresas; crescimento da consciência ecológica (descartes no meio ambiente); Potencial de crescimento econômico no uso da Logística Reversa.
ÁREAS DA LOGÍSTICA
Suprimentos, que gerencia a matéria-prima e os componentes: o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição (de matérias-primas e insumos).
Produção, que administra o estoque do produto semi-acabado no processo de fabricação: o fluxo de materiais dentro da fábrica, os armazéns intermediários, o abastecimento do posto de trabalho e a expedição do produto acabado.
Distribuição, que administra a demanda do cliente e os canais de distribuição: o estoque do produto acabado, a armazenagem, a programação de entrega, o transporte e a entrega ao cliente.
Os Centros de Distribuição Reversos são utilizados para o retorno de produtos já comercializados motivado por:
• defeitos de fabricação; prazo de validade vencido; ciclo de vida útil encerrado; reaproveitamento de embalagens.
Parte dos produtos retornam ao ciclo produtivo ou de negócios, podendo assim agregar valor através de seu reaproveitamento (LEITE, 2003).
Bebidas: retorno das embalagens; Siderurgia: uso de sucata; Embalagens de Alumínio: latas recicladas; Defensivos Agrícolas: recolha das embalagens descartadas; Papel: reciclagem; Embalagens descartáveis: reciclagem;