raios x
Portanto, é um método que não utiliza radiação ionizante, mas sim, ondas de radiofreqüência totalmente inofensivas ao ser humano. É um método que tem muito a contribuir às várias áreas de atuação médica, sendo um procedimento seguro, rápido, de altíssima resolução de imagens que fornece elementos para um diagnóstico seguro e especifico. As indicações são inúmeras às diversas especificidades corpo.
Atualmente, é o mais moderno, o mais tecnológico e o menos ofensivo meio de obtenção de imagens em alta resolução.
Este exame de diagnóstico utiliza uma tecnologia muito complexa, a qual se baseia em ondas de radiofrequência num forte campo magnético. Obtém imagens do corpo humano nos vários planos (axial, coronal e sagital).
Não utiliza radiações X nem outras radiações ionizantes e é considerado inócuo, isto é, inofensivo para o organismo.
Tem indicações vastas, de que são exemplos mais frequentes a patologia articular (joelho, tornozelo, ombro, anca, etc.), a patologia do Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinal), e a patologia abdominal, entre outras.
Serviços • Ressonância Magnética • Preparação
Qual a Preparação?
Geralmente, não é necessário qualquer tipo de preparação, salvo alguns casos especiais. Nalgumas situações é solicitado que o paciente se apresente em jejum.
Antes do exame ser-lhe-á pedido que retire qualquer objeto que possa interferir com o aparelho, tais como carteiras e moedas,