Raio x
Wilhelm Conrad Röntgen Introdução
Wilhelm Conrad Röntgen nasceu em 27 de março de 1845 em Lennep, na província do Reno, na atual Alemanha. Aos três anos de idade mudou-se para a Holanda, e estudou na Universidade de Utrech (1865), depois em Zurich, onde obteve o diploma de engenheiro em 1866 e doutorado em física em 1869. Em 1870, mudou-se com seu orientador, August Eduard Ebenhardt Kundt, para Wurzburg, na Bavária.
Em 1874 foi qualificado como Conferencista na Universidade de Strasbourg e em 1875 foi nomeado professor na Academia de Agricultura de Hohenheim, em Württemberg. Em 1876 ele retornou a Strasbourg como professor de Física, mas três anos depois, ele aceitou o convite para a Cátedra de Física na Universidade de Giessen.
Depois de ter recusado convites para posições semelhantes nas Universidades de Jena (1886) e Utrecht (1888), ele aceitou na Universidade de Würzburg (1888), onde sucedeu Kohlrausch e encontrou entre seus colegas Helmholtz e Lorenz. Em 1899 ele recusou uma oferta para a cadeira de Física na Universidade de Leipzig, mas em 1900 ele aceitou na Universidade de Munique, por pedido especial do governo da Baviera, como sucessor de E. Lommel. Aqui ele permaneceu pelo resto de sua vida, embora ele tenha sido oferecido, mas não quis a Presidência da Reichsanstalt Physikalisch-Technische em Berlim e a Cátedra de Física da Academia de Berlim.
Rontgen foi essencialmente um físico experimental, dedicado ao estudo quantitativo de fenômenos delicados. Foi em Wurzburg que Rontgen descobriu os raios X no final de 1895, aos 50 anos de idade. Em 1901, ele recebeu o primeiro Prêmio Nobel em física, por essa descoberta. Dos quase 60 trabalhos que publicou durante sua vida, apenas três curtos artigos foram dedicados aos raios X.
Röntgen se casou com Anna Bertha Ludwig de Zurique, com quem se encontrou no longo café por seu pai. Ela era uma sobrinha do poeta Otto Ludwig. Eles se casaram em 1872 em Apeldoorn, Holanda. Eles