Raio laser
O uso do laser pela medicina tem sido crescente nas últimas décadas. A substituição do bisturi pelo dispositivo tem revolucionado as cirurgias, que contam com taxas de sucesso altamente satisfatórias. Pesquisas minuciosas, aliadas ao avanço da tecnologia, têm permitido que pacientes submetidos a cirurgias a laser tenham uma recuperação mais rápida e resultados plenamente positivos.
Atualmente, as cirurgias a laser abrangem as mais distintas áreas da saúde. Entre elas, estão as plásticas, dermatológicas, oftalmológicas, vasculares, além das cirurgias na área de proctologia
A lista, porém, não para por aí. Para citar alguns exemplos, os procedimentos voltados para a área dermatológica dizem respeito às imperfeições da pele, que tanto incomodam mulheres e homens. “Neste caso, o laser é utilizado no tratamento de lesões dérmicas, com características diversas, no sentido de renovação da pele”, afirma o cirurgião plástico Claudio Roncatti, diretor da Sociedade Brasileira de laser. Segundo o profissional, a ação biofísica do laser nos tecidos, em tratamentos como esse, tem sido estudada cada vez mais. “A ideia é que sejam aplicadas as melhores e mais precisas técnicas existentes”, garante.
O rejuvenescimento da pele à base de cirurgia a laser também tem alcançado grandes feitos. Rugas ou cicatrizes suaves são corrigidas de maneira segura e eficaz. As peles que possuem manchas, como os cloasmas, que vêm com a gravidez, ou as que chegam com a idade, também são “apagadas” quando submetidas a esse tipo de tratamento.
O laser associado à cirurgia convencional
Casos mais delicados, como os de tumores na pele, também têm sido tratados com essa tecnologia. “Situações em que ocorrem tumores malignos na região da face, próximos aos olhos, nariz, boca