Raimunda a quebradeira de coco
Professora: Maura Alves Farias
Aluno: Hélio Ferraz da Silva
Filme: Raimunda a Quebradeira de Coco.
ESTADO DO TOCANTINS
Este documentário conta a historia das Quebradeiras de Coco da região norte do Tocantins, mais precisamente na região do bico do papagaio, encontros dos rios Araguaia e Tocantins, palco de conflitos pela posse da terra. Foi nessa região que a quebradeira de coco Raimunda Gomes da Silva construiu a sua historia, juntamente com ela podemos destacar muitas outras pessoas que contribuíram para essa conquista, onde podemos iniciar com a quebradeira de coco Isabel Pereira da Associação de mulheres de Buriti, Sebastiana Pereira Santos do Povoado Lagoa de São Salvador, a coordenadora da associação de mulheres de Axixá Maria Rita da Silva, a coordenadora da associação de mulheres de Buriti Raimunda Nonato, o Fazendeiro Dimas Felizardo, a ex. agente da pastoral da terra Lourdes Gói (lurdinha) e o presidente da pastoral Padre Josimo. As pessoas citadas acima são as de maior notoridade, mais existem muitas outras mulheres, muitas delas não tem marido, não estudaram, são avós e mãe ao mesmo tempo e com muitos problemas de saúde.
Essa luta iniciou em 1.980 onde os poderes instituídos das forças armadas e o poder político agiam facilitando as documentações para os fazendeiros e acobertando a violência. No contesto do documentário existiu dois momentos dentro da igreja, no primeiro momento tinha o padre João Caprióla que não se posicionava e a igreja era constituída por quem dominava e no segundo momento o padre Josimo, onde o povo começou a fazer a celebração da fé, trazendo a sua cultura para dentro da igreja na sua expressão de fé. De modo geral essa batalha sangrenta era constituída visando dois interesses que seria a luta pela sobrevivência e a posse pelas terras.
Voltando a nossa aula de Conhecimento Humano, vimos que nesse filme existe um grande acervo de conhecimento popular e que essas quebradeiras