rafaela
Toda empresa trabalha usando estratégias. Mas a maioria das empresas elabora seu planejamento estratégico pensando nas áreas de marketing, finanças, vendas, produção e atendimento ao cliente, e os recursos humanos normalmente ficam para segundo plano. Como poderemos obter êxito em um planejamento, se as pessoas não estão recebendo atenção? E são elas que são as responsáveis pela realização do planejamento e dos resultados esperados para a organização. Muitas vezes isso pode nos mostrar o porque de muitos projetos não se tornarem viáveis.
Planejar a área de Recursos Humanos hoje é muito importante, pois o ambiente empresarial está cada vez mais exigente e rigoroso com as organizações. As empresas que seguem modelos de gestão antiquados precisam adequar-se às necessidades humanas de uma certa forma integrada, sejam elas clientes, proprietários, fornecedores, colaboradores, dirigentes etc. O equilíbrio dinâmico entre todas as áreas da empresa e do ambiente passa a ser fundamental, pois as mudanças estão mais rápidas, constantes e significativas. Isso, na maioria das vezes, leva as empresas a perdas, por falta de planejamento.
Fazer um planejamento da área de RH é uma estratégia de abordagem e um tratamento global da administração, que se integra com o negócio da empresa e inclui preocupação com o futuro. Essa visão não é apenas um conjunto de técnicas para se somar às já existentes e sim uma metodologia para levar os objetivos da empresa adiante, já que as pessoas são responsáveis pelo "fazer" e pelos resultados.
Segundo Lucena (1995, p.84) - "Planejamento de recursos humanos compreende o processo gerencial de identificação e análise das necessidades organizacionais de recursos humanos e o conseqüente desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas