Rafael
Guerras que ocorreram na Região dos Balcãs no final do século XX.
A Guerra da Bósnia e Kosovo foram causadas pelas disputas politicas das diferentes etnias que habitavam região.
Antes do final da Primeira Guerra Mundial, eram os turcos que controlavam a região. Vencido na guerra, o Império Turco foi obrigado a ceder regiões para a criação de novos países.
Em 1918 foi criado o Reino da Iugoslavia, nação que abrigava povos de origem servia, croata e eslovena.
A Segunda Guerra Mundial mudaria novamente a história da região. A Jugoslavia foi invadida pelas tropas nazistas da Alemanha. Com a derrota alemã na guerra, o país passou a ser governador pelo líder comunista Josep Bros Tito.
Sob o regime comunista, a Iugoslavia passou a ser uma federação socialista que se uniu as republicas da Servia, Bósnia e Herzegovina, Eslovénia, Macedónia e Montenegro.
A Federação da Iugoslavia passou a ser uma torre de babel no sentido religioso. A população era formada por seguidores do Catolicismo Romano, Ortodoxo e Islamismo.
A morte de Josep Bros Tito em 1980, desencadeou o fim da instabilidade politica da Iugoslavia. Os países anexados a Iugoslavia passaram a exigir maior autonomia politica.
O dirigentes da Iugoslavia temendo a divisão do país adotou um sistema de rotação presidêncial. Através deste sistema cada republica teria um presidente que governaria a Iugoslavia por um período de 1 ano.
Em 1989 a Europa seria agitada com a queda do muro de Berlim. Os países do leste europeu através de um movimento nacionalista, conseguiram se livrar do domínio da Rússia.
Entrando na onda do nacionalismo, os países anexados a Iugoslavia também conseguiram sua independência. Croácia, Eslovénia foram os primeiros países a se libertarem. Em seguida foi a vez da Bósnia e da Macedônia.
A Guerra da Bósnia
A onda de separações fez com que a Servia, principal nação confederada a Jugoslavia, iniciasse uma guerra pela retomada das regiões