Radiotividade
Gravitação Universal
Modelos Cosmológicos
Além das motivações religiosas e culturais, a própria curiosidade humana motivou para a construção de modelos que explicassem a mecânica do Cosmos.
Geocentrismo (Ptolomeu) - Um dos primeiros modelos da era cristã foi proposto pelo astrônomo Ptolomeu, o qual defendia que cada esfera planetária não era fixa e sim fazia um movimento circular em torno da Terra. Esse modelo foi muito utilizado nas grandes navegações.
Heliocentrismo (Copérnico) - Quando estava em seu leito de morte, Nicolau Copérnico publicou na sua principal obra, um modelo Cosmológico heliocêntrico, o qual propõe que a Terra e os outros cinco planetas conhecidos até então, realizavam movimento circulares ao redor do Sol.
Giordano Bruno defendeu um modelo heliocêntrico, o qual dizia que o universo era infinito e que a Terra não seria o centro e sim o Sol. Foi considerado herenge e condenado a fogueira. Galileu Galilei defendeu as idéias de Copérnico com convicção e foi condenado a pena de morte, após negar as acusações, continuou livre, porém em prisão domiciliar. Foi o criador da luneta.
Peso de um corpo
P = m . g
P (peso N); m (massa Kg); g (gravidade m/s2)
Obs. A massa nunca muda; O peso sofre alteração, pois sofre com a influência da gravidade; O peso diminui com a altitude.
Termometria
A temperatura mede o grau de agitação das moléculas, quanto maior a temperatura, maior a agitação, quanto menor a temperatura, menor a agitação. Abaixo algumas escalas termometricas:
Celsius (C) - Ponto de ebulição: 100ºC; Ponto de fusão: 0ºC
Fahrenheit (F) - Ponto de ebulição: 212ºF; Ponto de fusão: 32ºF
Kelvin (K) - Ponto de ebulição: 373K; Ponto de fusão: 273K
Fórmula geral:
C/5 = F-32/9 = K-273/5
Fórmulas para facilitar:
K = C + 273
C = K - 273
Parte 1
Calorimetria (estudo do calor)
Quando corpos com temperaturas diferentes são aproximados, aquele que possui maior temperatura fornece