radioproteção
,~-
PauLo
Marchiori Buss
Professor
Titularda Escola
Nadonalde Saúde
Pública
Presidente Fundação da Oswaldo
Cruz
50
Promoção da Saúde da Família!
,
Introdução romover a saúde é algo distinto de prevenir as doenças e de tratá-las. A clás10 sica divisão entre as três principais estratégias para intervir no processo saúde-doença inclui a promoção da saúde, a prevenção das doenças, acidentes e violências e seus fatores de risco, e o tratamento/reabilitação das mesmas. As ações derivadas de cada uma destas estratégias estão com grande freqüência imbricadas, pois são campos complementares no esforço integrado de melhorar a saúde da população.
Entretanto,
para dar maior efetividade às açôes de ambos os campos de intervenção é útil realizar ,o esforço de distingui-las.
E reconhecido em todas as so-
nósticos ou terapêuticos. Na realidade, durante a vida, para permanecerem saudáveis, as pessoasnecessitam de situações social, econômica e cultural favoráveis, ambiente saudável, alimentação adequada, prevenção de problemas específicos de saúde e informação.
Foi percebendo esta realidade e analisando os problemas, necessidadese infra-estruturas de saúde de diversos paísesque se revelou a grave crise institucional ocasionada pela baixa capacidadeda atenção médica curativa em manejar eficazmente a enorme carga representada pelos problemassanitários do subdesenvolvimentoe as doenças crônico-degenerativas.
Era necessário estrutura r um sistema de serviços de saúde com ênfase na eqüidade e na atenção integral, com o reforço do nível
lideranças comunitáriasetc. não cessou em nível mundial e também em muitos países.Assim é que no Brasil, por exemplo, pouco a pouco estruturou-se o que se convencionou chamarde movimento da reformasanitária, cuja ação em diversas esferasda sociedadeacaboupor redundaf na incorporaçãode uma série de principios à própria Constituição Federalde 1988: determinantes da saúde; eqüidade,