radiologia
Escola técnica evolução
Duque de Caxias 08 de novembro de 2014
Professor: Marcos
Aluna: Jéssica dos santos
Turma: 35r
O osso esfenoide é um osso situado na base do crânio na frente das partes temporal e basilar do osso occipital. Apresenta um formato semelhante a uma borboleta ou morcego com as asas estendidas.
Apresenta 4 forames: Redondo, oval, espinhoso e óptico.
1° Forame Espinhoso:
Localização: se encontra na Asa Maior do Osso Esfenóide, na fossa média do crânio, se localiza próximo á espinha do osso esfenoide.
O que passa: Artéria Meningéia Média (ramos descendentes da artéria maxilar)
Artéria Meningéia Média: A artéria meníngea média é uma artéria da cabeça, ramo da artéria maxilar que se percorre o espaço virtual entre a dura máter (meninge mais externa e espessa) e osso temporal e seus ramos alcançam o osso parietal. A artéria se divide em dois ramos: anterior e posterior. O ramo anterior irriga a região parietal e a região occipital. O ramo posterior irriga a região temporal.
Caso clínico: Essa é uma região relativamente frágil e frequentemente fratura no traumatismo crânio-encefálico (TCE). Quando ocorre o rompimento da artéria meningéia média pode acontecer hematomas epidurais ou subdurais que podem, se não tratados, trazer déficit funcional ao cérebro do paciente.
- Vista inferior do crânio (norma basilar)
- Vista anterior do Crânio (cavidade do crânio).
2° Forame Redondo:
Localização: Se encontra na Asa Maior do Osso Esfenóide, na fossa média do crânio e imediatamente á Fissura Orbital Superior.
O que passa: Nervo Maxilar, a raiz V2 do nervo trigêmeo (V). Sua função:Nervo Maxilar, ele tem origem dentro do crânio, no gânglio trigeminal, e sai do crânio pelo forame redondo. É um nervo exclusivamente sensitivo e suas ramificações são responsáveis por inervar