radiologia
NATIELI DA S. RODRIGUES COLEGIO TECNICO RENASCER N 16 MOD 2 PROF FABIO/MATERIA: FÍSICA.
RADIOTERAPIA:
Quais os benefícios da radioterapia?
Metade dos pacientes com câncer é tratados com radiações, e é cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Para muitos pacientes, é um método bastante eficaz, fazendo com que o tumor desapareça e a doença fique controlada, ou até mesmo curada. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.
Para que serve o tratamento radioterápico?
A radioterapia tem como principal objetivo curar uma enfermidade que esteja presente ou evitar o seu reaparecimento após a quimioterapia ou cirurgia. Além disso, ela pode ser utilizada para controlar sintomas, como, sangramento, dores, ou outros causados pela presença de doença.O tratamento consiste em expor os tecidos à irradiação, e esta leva à morte celular por vários mecanismos, desde a inativação de sistemas vitais para a célula até sua incapacidade de reprodução.
A Radioterapia atinge as células normais?
Sim, porém, as células normais possuem uma capacidade maior de se regenerarem do dano causado pela radiação do que as células anormais. Portanto, na maioria das vezes, a doença é destruída e as células normais se recuperam após o término do tratamento. Além disto, a radioterapia moderna, com técnicas precisas, permite que depositemos doses elevadas nas células doentes ao mesmo tempo em que protegemos as células normais do organismo.
Por que, em alguns casos, a radioterapia é utilizada no lugar da cirurgia?
Algumas vezes, o tumor pode ser destruído pela