radiologia
Podemos afirmar que a empresa, enquanto grupo de pessoas que se reúnem para alcançar um objetivo comum, sempre existiu desde que o ser humano passou a viver em grupo.
Inicialmente, apenas para se defender de maneira mais eficiente dos ataques de outros animais ou de seres humanos; depois, para alcançar mais êxito nas caçadas ou na produção agrícola.
Entretanto, a empresa enquanto organização formal, estruturada de forma burocrática, com normas e regulamentos escritos, com cargos, funções e sistema de autoridade previamente determinados, é uma recente criação da sociedade. O desenvolvimento da organização dessa empresa burocrática tomou impulso principalmente a partir da Revolução Industrial que teve início no século XVIII, na Inglaterra.
A partir desse momento, a empresa aperfeiçoou-se cada vez mais como sistema organizado, até chegar às grandes empresas modernas, com milhares de trabalhadores, todos reunidos numa mesma organização a trabalhar pelos mesmos objetivos.
Sistema: entrada/processo/produto – é o conjunto de órgãos, atividades ou informações (entrada), que se relacionam em funcionamento harmônico e coordenado (processo ou processamento), visando à obtenção de determinados resultados ou informações organizacionais (saída).
Feedback: retroinformação – o elemento de controle do sistema pode corrigir-lhe o funcionamento quando este não for adequado.
ADMINISTRAÇÃO EM RADIOLOGIA
Segundo Max Weber, uma organização apresenta cinco características principais:
1) Especialização: em toda organização, cada membro executa a tarefa previamente definida que lhe foi confiada.
2) Hierarquia de autoridade: cada posição dentro da hierarquia compreende direitos, deveres e responsabilidades próprios. A autoridade repousa no cargo e não na pessoa. Cada indivíduo ocupante de determinada posição hierárquica deve dirigir-se sempre ao que lhe é imediatamente superior sem saltar os