Radiologia
CHASSI
São caixas ou estojos com a função de receber o filme virgem dentro da câmara escura. É dentro deles que o filme é exposto aos raios. Na parte anterior há uma face de alumínio radiotransparente, por onde penetram os raios X e onde se forma a imagem, já na parte posterior há uma face revestida de lâmina de chumbo, que é a base antidifusora de raios X, ou seja, onde o feixe de raios X é paralisado. Na parte interna do chassi há uma tela intensificadora chamada écran, que serve para intensificar a imagem no filme radiográfico.
Os chassis devem ser limpos diariamente e, de preferência, sempre que utilizados nos pacientes, esta limpeza pode ser feita com álcool 70% e gaze. Os modelos de chassi variam entre: plástico, polietileno e alumínio. A durabilidade de um chassi é superior a 03 anos. Tem como função proteger o filme fora do ambiente de iluminação de segurança.
ÉCRANS (TELAS INTENSIFICADORAS)
O écran (origem francesa da palavra tela), também é chamado de tela intensificadora. É constituído por 03 camadas: A base, geralmente de plástico, serve de suporte; a camada principal e uma camada fina cuja função é proteger o material fluorescente. Este material fluorescente tem a propriedade de emitir luz quando irradiado por um feixe de raios X, é esta luz que vai impressionar o filme radiográfico. Apenas 5% da imagem serão formadas pela ação direta dos raios X enquanto 95% serão formadas pela ação da luz provenientes do écran. A tela é um conversor de energia. O filme radiográfico é muito mais sensível a luz dos que aos raios X.
Existem os écrans que emitem luz azul, são fabricados de tungstato de cálcio e os que emitem luz verde, são fabricados de elementos de terras raras (elementos minerais pouco encontrados na natureza: ítrio, bário, lantânio, gadolínio e tungstênio).
Os écrans de terras raras têm mais vantagens sobre os écrans convencionais de tungstato de cálcio, a