radiologia
O estudo de Anatomia é um dos mais antigos da humanidade. Já no século 400 a.C, Hipócrates dissecava o corpo humano à procura de respostas aos questionamentos da nossa existência. Ao longo do tempo, o homem vem se aprofundando mais e mais em busca de respostas as suas novas descobertas. Contudo, se a anatomia estuda a forma de um indivíduo e a fisiologia o funcionamento do corpo, esses estudos não podem ser estudados separadamente. Nesta apostila, com o presente material, procuramos abordar de uma forma clara e objetiva todo o conteúdo necessário para a vida acadêmica e profissional de nossos alunos. A utilização deste presente material didático não se restringe apenas a esta diciplina, haja vista que poderá servir as demais, fornecendo argumentos adequados a fundamentação de diversos aspectos de suas áreas de conhecimento. Iniciamos essa apostila com a apresentação das divisões anatômicas e dos tecidos que o compõem, passando com uma visão básica dos componentes celulares, seguindo então para todos os sistemas que compõe o corpo humano. Priorizamos o sistema circulatório por necessitarmos desse conteúdo para a explicação e o entendimento dos demais sistemas como: sistema digestório, urinário e órgãos genitais, sistema nervoso e sistema endócrino. Estrategicamente, apresentamos os sistemas nervoso e endócrino ao final do estudo, visando permitir maior facilidade de compreensão ao aluno. Procedimento que facilitará a retomada dos conteúdos referentes aos sistemas anteriores. Ao final, esperamos que o aluno torne-se capaz de conhecer a anatomia e a fisiologia do corpo humano.
HISTORIA DA ANATOMIA
Aristóteles (300 a.C ) – Conhecido como fundador da anatomia comparativa. Ele começou a observar os problemas que a castração ocasionava na musculatura do indivíduo.
Hipócrates (400 a.C) – Foi um dos maiores médicos, onde apresenta forte influência na medicina até os dias atuais. Fundou o código de deontologia (o juramento). A