Comunicação no mercado de trabalho
Comunicação é o processo de transmissão e de recuperação de informações que só acontece quando se envolve duas pessoas ou mais. Uma boa e autêntica comunicação entre um grupo de pessoas é indispensável para a duração e o dinamismo grupal.
O tipo de comunicação mais comum entre as pessoas é a filtrada, é aquela em que as pessoas acabam não comunicando tudo entre si; transmitem uma parte e escondem as outras, ou então apresentam uma mensagem distorcida. Já a comunicação filtrada é a inversa da comunicação autêntica, que é aquela em que o comunicador exprime tudo, sem esconder nada nem apresentações distorcidas, visando apenas à transmissão verdadeira do que realmente se sente.
Cada vez mais, as pessoas estão tomando consciência disso e buscando aperfeiçoar suas habilidades de comunicação. Os objetivos podem ser vários: obter uma interlocução mais positiva, melhorar as relações interpessoais, melhorar o processo de liderança ou aprimorar o contato com o público. E não é só privilégio dos tímidos, não. É crescente o número de executivos que buscam cursos e programas de comunicação com o intuito de melhorar a comunicação no dia-a-dia, procurando aprimorar as interações com os diversos públicos e em diferentes situações. Isso sem contar aqueles que buscam perder o medo de falar em público.
Através da comunicação passamos a participar mais ativamente da vida social e conhecer as pessoas e a nós mesmos. É necessário conhecer o outro, aprender sobre ele e acima disso é importante que estejamos sempre em contato com as outras pessoas, pois vivemos em sociedade e não podemos nos isolar.
Existem várias formas pelas quais podemos nos comunicar, são elas, a comunicação oral, escrita, a comunicação realizada através de cartazes, anúncios, publicidade, sinais de trânsito, placas fixadas nas ruas e estradas, expressões faciais, podemos nos comunicar através do olhar, porque sabemos que o nosso olhar fala muito a nosso respeito, assim como