Capitalismo e socialismo
CURSO – DIREITO
WILSON
Capitalismo Capitalismo é o sistema sócio-econômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono.
Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
Com isso surgiu também os banqueiros e cambistas, cujos lucros estavam relacionados ao dinheiro em circulação.
O capitalismo pode ser dividido em três fases:
Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo: Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as grandes navegações e a expansão marítima, através das quais os burgueses buscavam ouro, riquezas e especiarias em outras terras.
Capitalismo Industrial: Inicia-se no século XVIII durante a revolução industrial na Inglaterra. A revolução industrial modificou o sistema de produção, pois colocou a maquina para realizar o trabalho que antes era realizado por operários. Esta fase trouxe grande índice de desemprego e baixos salários. Capitalismo Monopolista-Financeiro: Teve inicio no século XX e mantém-se em vigor até os dias de hoje. Grande parte dos lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro. Apesar das indústrias e do comercio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistemas bancário e financeiro são aqueles que mais lucram e acumulam capitais dentro deste contexto econômico atual.
Socialismo
Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela idéia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.
Do ponto de vista político e econômico, o comunismo seria a etapa final