radiologia
O sistema nervoso dos bovinos vai participar intensamente do controle tanto de um aspecto vegetativo quanto do relacional. A vida vegetativa se dá do funcionamento de órgãos e sistemas que mantêm o indivíduo biologicamente vivo, como a circulação, a respiração, a digestão e a excreção renal. Já o aspecto relacional da vida envolve os vínculos do animal com seu meiocircunjacente, e as formas de inter-relação entre animal e meio. Naturalmente, o animal interage com o meio que o cerca como um organismo vivo, vegetativo; pode-se dizer que a função relacional apóia-se em um substrato vegetativo. Dizemos que as funções neurais participantes da regulação da vida vegetativa são determinadas por estruturas viscerais, enquanto aquelas participantes da vida relacional são estruturas somaticas. Assim o sistema nervoso, é tambem responsavel pela funçao de CONTRATIBILIDADE (irritar), percebe alteraçoes do ambiente, IRRITABILIDADE e CONDUTIBILIDADE, que é conduzir essa percepçao à algum musculo que tem capacidade de se contrair.
SISTEMA DISGETORIO :
O sistema digestivo dos bovinos compreende a boca, faringe, esôfago, pré-estômagos (rúmen, retículo, omaso), abomaso (estômago verdadeiro ou glandular), intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Os órgãos acessórios são: dentes, língua, glândulas salivares, fígado e pâncreas.
Pela presença dos pré-estômagos, os bovinos, assim como a cabra, a ovelha, o búfalo, o camelo e os cervídeos, são classificados como poligástricos ou ruminantes, animais que têm capacidade de ruminar, consistindo na regurgitação dos alimentos ingeridos, na remastigação e em nova deglutição.Os bovinos pastejam durante longos períodos de tempo, mastigam inicialmente de forma breve, ainda que disponham de amplos períodos de ruminação para reduzir as partículas de alimentos de forma a favorecer ao ataque microbiano. Os ruminantes jovens dispõem de uma dentição caduca que na maioria dos casos emerge