Radiologia
As indicações patológicas listadas abaixo e em cada capítulo deste livro não pretendem incluir todas as doenças ou condições patológicas. Entretanto, elas representam as condições patológicas mais comumente encontradas, e o conhecimento e a compreensão dessas indicações patológicas devem ser básicos e essenciais para todos os técnicos. As histórias clínicas dos pacientes com essas condições patológicas ajudarão o técnico a selecionar os fatores de exposição ideais e oferecerão a garantia de que as incidências ou os posicionamentos do corpo necessários estão sendo levados a efeito. Tais informações também são importantes para que o técnico possa compreende-las e estar preparado para corresponder às necessidades e às reações dos pacientes durante o procedimento radiográfico. Para a região do tórax, essas indicações patológicas são inúmeras e complexas. As condições mais comuns que afetam indivíduos jovens e adultos estão relacionadas a seguir, alfabeticamente (ver Capo 20 para lactentes e crianças):
INDICAÇÕES
Aspiração (obstrução mecânica) - É a mais comum em crianças de tenra idade, quando corpos estranhos são engolidos ou aspirados para dentro da árvore brônquica. Também pode ocorrer em adultos, nesse caso, com partículas de alimentos, provocando tosse e engasgos (aliviados pela manobra de Heimlich). A aspiração pode ser demonstrada nas vias respiratórias baixas através das radiografias de tórax em PA e perfil ou AP e perfil das vias respiratórias altas. Atelectasia - É uma condição e não uma doença, na qual ocorre o colapso de parte de um pulmão ou de seu todo, como resultado de uma obstrução brônquica, uma punção ou "explosão" de uma via aérea. Com um menor volume de ar, essa região do pulmão aparece mais radiodensa e pode fazer com que a traquéia e o coração se desviem para o lado afetado.
Bronquiectasia - É uma dilatação ou alargamento irreversível dos brônquios ou bronquíolos resultante de uma infecção pulmonar repetida ou de uma