radiologia
Artrografia é um tipo de raio-x usado para examinar um. Conjuntas, tais como o joelho ou do quadril, quando padrão de raios-X não são adequadas Uma série de raios-x é tomada com a articulação em várias posições depois de meio de contraste é colocado na articulação.
Enquanto artrografia é mais comumente usado para examinar as articulações do joelho e ombro, também pode ser usado para examinar outras articulações, tais como o pulso, tornozelo, quadril ou cotovelo.
Anatomia do ombro:
O ombro é composto por vários componentes, incluindo o seguinte:
· ossos - a clavícula (clavícula), a escápula (omoplata), eo osso do braço (úmero).
· articulações - facilitar o movimento, incluindo o acromioclavicular (AC) conjunta (onde a clavícula encontra o acrômio) e articulação do ombro (articulação glenoumeral) que facilita a frente, circular, e movimento para trás do ombro.
· ligamento - um tipo de resistente, tecido elástico conjuntivo que circunda a articulação para dar apoio e limites de movimento da articulação. Os ligamentos do ombro incluem a cápsula articular (um grupo de ligamentos que ligam o úmero à tomada da articulação do ombro na escápula para estabilizar o ombro e mantê-lo de deslocamento), os ligamentos que prendem a clavícula ao acrômio, e ligamentos que se conectam a clavícula à escápula, anexando ao processo coracóide.
· acrômio - o teto (ponto mais alto) do ombro que é formado por uma parte da escápula.
· tendão - um tipo de tecido conjuntivo resistente que conecta os músculos aos ossos e ajuda a controlar o movimento da articulação.
· músculo - um tecido forte e contráteis que ajuda a apoiar e girar o ombro em muitas direções.
· manguito rotador - composto de tendões, o manguito rotador (e músculos associados) segura a bola da articulação glenoumeral, na parte superior do osso do braço (úmero).
· bursa - um saco cheio de líquido situado entre os ossos, ligamentos, ou outras estruturas adjacentes, que ajuda a