Radiologia +
O que são exames radiológicos simples?
Trata-se da obtenção de imagens de qualquer parte do corpo, através de um simples procedimento de raios X.
O que são exames radiológicos contrastados?
São exames indicados para órgãos que apresentam densidade semelhante em toda estrutura anatômica, impedindo a sua plena visualização em uma radiologia simples.
Faça uma descrição (diferenciação) entre ambos:
Radiologia Simples – A radiação sai do equipamento e atravessa o corpo do paciente formando as imagens sem que seja necessário o uso de nenhum agente contrastante. É um exame frequentemente utilizado como método inicial na avaliação de várias doenças. A simplicidade do procedimento, o baixo custo, a rapidez e a tradição do conhecimento cientifico, baseado em dezenas de anos, são as grandes vantagens do método.
Radiologia Contrastada – Nos exames simples de Raio X, algumas estruturas anatômicas são facilmente visualizadas devido à opacidade dos tecidos. Exemplo: tecidos ósseos. Outros órgãos apresentam densidade semelhante em toda a sua estrutura anatômica, impedindo sua perfeita visualização. Exemplo: rins, estômago, intestinos, cápsulas articulares, etc. Para esses exames é necessário o uso de contrastes radiológicos que são substâncias químicas que servem para opacificar o interior de órgãos, que não são visíveis no Raio X simples.
Qual é o meio de contraste utilizado para visualizar o sistema digestivo?
Para exames a serem realizados no sistema digestivo do paciente, é utilizado o Sulfato de Bário.
Qual é o meio de contraste utilizado para visualização do sistema urinário?
Nas radiografias do sistema urinário ou urografias, são comumente utilizados dois tipos de contrastes, os Iônicos e os Não-Iônicos. Sendo que os Iônicos contém iodo como elemento de opacificação – Cátions(+) + Ânion(-) + 3 átomos de iodo – Triiodado - e aumenta a osmolalidade. E os Não-Iônicos não contêm Cátions (+), além de baixar a