Estrelas na terra - toda criança é especial
IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília
Dificuldades de Aprendizagem
Monica Pinchemel de Carvalho
Análise Crítica - “Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial”
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo correlacionar a história retratada no filme “Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial” com os aspectos teóricos da disciplina Dificuldades de Aprendizagem. Considerando os conceitos estudados, será feito um paralelo entre os procedimentos adotados pela escola e pela família, na busca do entendimento do processo pelo qual passa o aluno retratado no filme, suas dificuldades, atitudes e postura diante da realidade que o cerca. A abordagem do trabalho será feita pela perspectiva do Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner que entende que a pessoa é o foco e que seu desenvolvimento ocorre através das relações estabelecidas entre ele e o meio em que vive.
Desenvolvimento
O Modelo Bioecológico
O modelo bioecológico de Urie Bronfenbrenner propõe que o desenvolvimento humano seja estudado através da interação de quatro núcleos inter-relacionados: o processo, a pessoa, o contexto e o tempo. Assim, para o autor, o desenvolvimento humano ocorre a partir da interação entre as pessoas e o ambiente, seja ele micro, meso ou macro.
Esse processo de interação (integração) é chamado de processo proximal e deve ocorrer de forma regular para que se possa obter progressos no desenvolvimento do ser humano.
Bronfenbrenner (1999, apud Cecconello e Koller) destaca que o processo proximal depende, basicamente, de cinco condições: a pessoa deve, necessariamente, estar engajada em uma atividade, do contrário, não haverá desenvolvimento; a efetividade do processo depende da regularidade com que a interação acontece, sendo ineficaz quando efetuada durante atividades meramente ocasionais; as atividades devem ser progressivamente mais complexas, por isso a necessidade de um período estável de tempo; deve