Contabilidade
É o conjunto de bens e direitos de propriedade da empresa. São os itens "positivos" do patrimônio; trazem benefícios, proporcionam ganho para empresa.
Fazem parte do ativo: estoque, máquinas, imóveis, duplicatas a receber, título a receber etc.
De acordo com a técnica de contabilidade financeira, na categoria ativo do balanço patrimonial, as contas devem estar dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nela registados, dividido em dois grupos principais: ativo imobilizado (ou não circulante) e ativo circulante.
Divisão detalhada de ativos do balanço patrimonial * Imobilizado (não circulante): * Imobilizado incorpóreo * Exemplo: trespasses. * Imobilizado corpóreo * Exemplos: terrenos e recursos naturais, edifícios e outras construções, equipamentos, ferramentas. * Investimentos financeiros * Exemplos: partes de capital em empresas do grupo, títulos e outras aplicações financeiras. * Circulante * Existências * Exemplos: semi-produtos, mercadorias. * Dívidas de terceiros de curto prazo * Exemplos: dívidas de clientes, títulos a receber de clientes, dívidas de cobrança duvidosa de clientes, dívidas do estado e outros entes públicos. * Depósitos bancários e caixa * Exemplos: depósitos bancários, dinheiro em caixa. * Acréscimos e diferimentos * Exemplos: acréscimos de proveitos, custos diferidos.
Passivo
Significa as obrigações exigíveis da empresa, ou seja, as dívidas que serão cobradas, reclamadas a partir da data do seu vencimento. É denominado também passivo exigível, dívidas com terceiros, recursos de terceiros, ou capital de terceiros. O passivo exigível evidencia o endividamento da empresa; o seu crescimento de forma desmedida pode levar a empresa à concordata ou até falência.
Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: * Passivo