Radiologia
Local vedado à luz externa, quando fechado, onde o filme radiográfico é manipulado com uma “iluminação de segurança” com distância de 1,2m do local de manuseio do filme.
Qualidade da Imagem
Câmara escura e clara
Umidade de 30-50%.
Temperatura de 15-25° .
C
Câmara escura
Câmara escura
As paredes são revestidas com tinta lavável, com tom claro, sem brilho para evitar reflexo da luz de segurança no filme. Deve possuir sistema de exaustão e ventilação. Câmara escura
Filme para laser sensíveis à vermelha, então podem manipulados estas lâmpadas.
são luz não ser com
A vedação da câmara deve sempre ser verificada, e o filtro da lanterna de segurança deve ser específico para filmes sensíveis à luz verde. Iluminação de segurança: provê uma luminosidade fora da faixa de sensibilidade do filme para não velá-lo.
Pode ser uma lâmpada incandescente vermelha 15W ou uma lâmpada incandescente comum de 15W com um filtro de segurança.
Sistema Ideal de
Armazenamento
de filme
A caixa de filme depois de aberto deve ser mantido em um local vedado. Tipos de câmara escura
Câmara escura seca
A comunicação entre a câmara clara e escura é feito por um porta chassi, onde numa porta estão os que foram irradiados para revelar e na outra os que são virgem para serem usados. Molhada
/
Úmida: no processamento manual que ocorre dentro da câmara escura. Seca: no processamento automático que ocorre dentro da processadora.
Câmara escura seca
Somente parte de introdução do filme na processadora está na câmara escura, já a processadora, por onde sairá o filme revelado encontra-se na câmara clara.
Câmara Clara
Local de luminosidade comum e acesso livre dos técnicos. Em geral, onde fica o identificador das radiografias no chassi e o negatoscópio para análise das imagens reveladas.
Nos sistemas automáticos, a câmara clara encontra-se a processadora, por