Pré-Engenheira
AUTO-FALANTE
Trabalho apresentado à disciplina de Eletromagnetismo 1 sob a orientação da professora Maria José Pontes.
VITÓRIA, 2013.
Sumário
1 Descrição da proposta
Pretende-se por meio do projeto de alto-falante, compreender o funcionamento desse dispositivo de fundamental importância na eletrônica, analisando as variáveis subordinadas aos princípios eletromagnéticos que regem sua operação.
3
2 PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O princípio de operação do alto-falante de bobina móvel é exatamente o oposto ao de um microfone. Uma bobina de fio fino, chamada "speech ou espiral de voz", é suspensa dentro de um campo magnético muito forte, quando for aplicada uma tensão de áudio aos terminais do alto-falante, as duas placas (espiral de voz e imã permanente) são carregadas com polaridades diferentes. A placa móvel é atraída para a placa fixa, já que cargas opostas se atraem, e alternadamente volta para a posição original quando a tensão estiver em seu valor mínimo. O espiral de voz é ligado a um cone de papel ou Mylar, chamada de "membrana", que em si é suspenso nos seus bordos a uma armação de metal ou chassis. Em seguida, ao contrário do microfone do dispositivo de entrada, que é sensível à pressão, este tipo de transdutor de som pode ser classificado como um dispositivo de geração de pressão de saída. Supondo que o som é basicamente uma forma de onda de energia que é produzida por alguma forma de vibração mecânica, a pressão de saída concebida pelo alto-falante promove uma transferência de energia para o ar onde é propagada de maneira encadeada e oscilatória, fenômeno que deriva-se em onda sonora.
Figura 1 - Componentes de um alto-falante eletrostático. As linhas pontilhadas mostram a posição da placa móvel durante os valores de picos da tensão. O cone volta para a posição