Radioatividade
A radioatividade foi descoberta pelo Becquerel, ele trabalhou com alguns minérios de urânio e ele enrolava esse minérios em uma chapa fotográfica e essa chapa ficava como se tivesse sido exposta a luz. O casal Curie se interessou por essa descoberta do Becquerel e esse grupo passou a estudar os mistérios da radioatividade.
Primeira coisa importante: da onde vem a radiação? Os núcleos estáveis vão emitir radiação para conseguir estabilidade. A radiação é proveniente do núcleo, esses núcleos se encontram em demasiada estabilidade. Sabe quando você esta tão nervoso que começa a jogar tudo pela janela? É algo parecido o que acontece com esse núcleo. Então esse núcleo estável começa a emitir radiação pra adiquirir maior estabilidade.
Há 3 tipos de radiação:
- Alfa (α)
- Beta (β)
- Gama (γ)
Para saber qual tipo de radiação é bem simples. É só passar por um pequeno experimento:
Existe um tipo de radiação que atravessa essas placas sem sofrer nenhum desvio, ou seja, uma radiação que não é nem positiva ou negativa. É neutra.
Agora existe uma radiação que sofre um desvio para o lado negativo. Então será uma radiação positiva.
E quando ocorre o oposto, ou seja, a radiação vai para o lado positivo, isto quer dizer que a radiação é negativa.
A tabela abaixo organiza esses 3 tipos de radiação, observe:
A radiação Alfa é a de carga positiva, ela é formada por 2 prótons e 2 nêutrons lançados pelo núcleo instável. Sendo assim, ela tem massa 4 e carga 2. Com relação as demais radiações, a Alfa será a maior, sendo assim mais difícil o seu poder de penetração. Uma folha de papel poderia deter uma penetração alfa.
Já a radiação Beta é um elétron que é lançado pelo núcleo, mas é um elétron no núcleo? Núcleo só contem prótons e neutros, então o que acontece? Da onde veio esse elétron? Da desintegração de um nêutron que estava no núcleo, ele se transmuta em um próton, um elétron e um neutrino. Este elétron que é formado deste núcleo então é