Radiciação e Racionalização
A radiciação é o inverso da potenciação, por exemplo, se levarmos um número X à quinta potência e depois tirarmos a raiz quinta do resultado, voltaremos ao numero X original.
Uma fração é irracional quando, pelo menos um de seus termos é irracional, quando o denominador é irracional, convém, transformar esta fração em outra equivalente de denominador racional, a operação que possibilita esta transformação é chamada de racionalização de denominadores e consiste em multiplicar ambos os termos de fração por um mesmo número que torne o denominador racional.
Radiciação e Racionalização.
1. INTRODUÇÃO
A Radiciação é o inverso da potenciação, toda equação que envolve uma raiz, é muito utilizada na obtenção de solução de equações e na simplificação de expressões aritméticas e algébricas.
A Racionalização consiste em multiplicar ambos os termos de fração por um mesmo numero que torne o denominador racional.
2. Radiciação
A radiciação é a operação inversa da potenciação, muito utilizada na obtenção de soluções de equações e na simplificação de expressões aritméticas e algébricas.
Toda operação com raiz apresenta um radical, um índice e um radicando.
(1)
Se elevarmos um número X à quinta potência e depois tirarmos a raiz quinta do resultado, voltaremos ao número X original.
(2)
Para acharmos a raiz cúbica de tal número, devemos nos perguntar qual número que, multiplicado três vezes por ele mesmo, chega ao número que esta dentro da raiz. Exemplos:
(3)
TABELA 1 – PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DA RADICIAÇÃO.
Zeros vezes zero, será sempre zero
O número que multiplicado uma vez por ele mesmo, resulta ele.
n
ou b Se colocarmos esta raiz na forma de potência, temos: n n/n
No conjunto real, não existe raiz com índice par de um número negativo, porque não existe um número que elevado a expoente par,