radiações
INTRODUÇÃO
Por conta dos avanços tecnológicos e ser humano hoje conta com varias ferramentas que e que contribuem para seu desenvolvimento. Uma dessas ferramentas é a manipulação de radiação, ou seja, energias eletromagnéticas, que utilizamos em diversas áreas, principalmente na medicina, indústria química e nuclear.
Entretanto essa ferramenta pode se tornar um inimigo se for utilizada sem o conhecimento dos riscos que ela oferece e de maneira incorreta.
As radiações estão presentes em nossas vidas, no nosso cotidiano, por isso devemos saber o que são e como se prevenir dos riscos. Nesse trabalho, trataremos das radiações ionizantes e não ionizantes, seus riscos e como se prevenir de situações indesejáveis.
2.
RADIAÇÕES
São ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com alta velocidade e portando energia, eventualmente carga elétrica e magnética, e que, ao interagir podem produzir variados efeitos sobre a matéria. Elas podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.
As radiações eletromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio AM e FM, radar, laser, raios X e radiação gama.
1.
RADIAÇÕES IONIZANTES
Ao interagir com a matéria, os diferentes tipos de radiação podem produzir variados efeitos que, podem ser simplesmente a sensação de cor, a percepção de uma mensagem codificada e manipulada em áudio e vídeo numa televisão, a sensação de calor provocada por feixes de lasers, o aquecimento de alimentos num fôrno de microndas, uma imagem obtida numa chapa radiográfica ou então, a produção de íons e elétrons livres devido à ionização.
As radiações são denominadas de ionizantes quando produzem íons, radicais e elétrons livres na matéria que sofreu a interação. A ionização se deve ao fato das radiações possuírem energia alta, o suficiente para quebrar as