Radiação nao ionizante
É a sensação pela qual passa um ser vivo perante temperaturas elevadas. A física considera o calor como sendo a energia que passa de um corpo para outro ou de um sistema para outro, uma transferência associada ao movimento de átomos, moléculas e outras partículas.
Neste sentido, o calor pode produzir-se a partir de reacções nucleares (como as fusões que ocorrem no interior do Sol), reacções químicas (a combustão) ou dissipações. Neste último caso, pode-se falar de dissipação electromagnética (os fornos a microondas) ou dissipação mecânica (a fricção).
É importante ter em conta que os corpos não têm calor mas sim energia interna. O calor é a transferência de parte dessa energia (a energia térmica) quando os corpos ou sistemas se encontram a temperaturas diferentes. A transferência de calor tem lugar até que ambos os corpos atinjam o equilíbrio térmico, isto é, até estarem à mesma temperatura.
A quantidade de energia térmica que é trocada mede-se em calorias. Esta unidade de medida diz respeito à quantidade de energia necessária para que um grama de água eleve a sua temperatura de 14,5 para 15,5 graus celsius. A unidade de energia no Sistema Internacional de Unidades é conhecida pelo nome de joule. Uma caloria equivale a 4,184 joules.
Existem outras acepções para o termo calor, geralmente com um sentido simbólico ou figurado. Calor pode ser, como tal, sinónimo de entusiasmo e fervor (por exemplo, “O calor dos adeptos fez-se sentir no estádio do Benfica”) ou referir-se ao mais forte de uma acção (“As suas roupas acabaram por se romper no calor da batalha”).
TRANSFERÊNCIA DE CALOR CONCEITO
É o processo de propagação de calor no qual a energia térmica é transmitida de partícula para partícula do meio, sempre do ponto de maior temperatura para o ponto de menor temperatura.
O calor pode ser transmitido, transferido ou propagado por três tipos de processos:
i. Convecção; i. Condução; i. Irradiação.
CONVECÇÃO
Fenômeno que acontece