Radiaçao ionizante e nao ionizante
Oferecem sério risco à saúde dos indivíduos expostos. São assim chamadas pois produzem uma ionização nos materiais sobre os quais incidem, isto é, produzem a subdivisão de partículas inicialmente neutras em partículas eletricamente carregadas. As radiações ionizantes são provenientes de materiais radioativos como é o caso dos raios alfa (a), beta (b) e gama (g), ou são produzidas artificialmente em equipamentos, como é o caso dos raios X.
RADIAÇAO IONIZANTE:
Definição As radiações são denominadas de ionizantes quando produzem íons,radicais e elétrons livres na matéria que sofreu a interação. A ionização se deve ao fato das radiações possuírem energia alta, o suficiente para quebrar as ligações químicas ou expulsar elétrons dos átomos após colisões. Para os sentidos humanos, as radiações ionizantes são: invisíveis, inodoras, inaudíveis, insípidas e indolores. Além da capacidade de ionização, as radiações ionizantes são bastante penetrantes, quando comparadas com os demais tipos. As radiações eletromagnéticas do tipo X e gama, são as mais penetrantes e, dependendo de sua energia, podem atravessar vários centímetros do tecido humano até metros de blindagem de concreto. Por isso são muito utilizadas para a obtenção de radiografias e para controlar níveis de material contidos em silos de paredes espessas.As radiações beta são pouco penetrantes, em relação às outras .Dependendo de sua energia, podem atravessar milímetros e até centímetros de tecido humano. Já as partículas alfa possuem um poder de penetração muito pequeno.
RISCO DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA DE LÂMPADAS “DESCONHECIDAS”
Para saber se há risco de radiação UV perigosa de lâmpadas “desconhecidas”, basta obter o espectro de emissão da lâmpada. Se houver emissão abaixo de 320 nm (comprimento de onda em nanômetros), esta é potencialmente perigosa. O “brilho” de uma lâmpada (parte visível) não tem nada a ver com o risco UV (que é invisível). E o tempo de