Radcliffe
Antropologia Funcionalista:
É uma vertente que resulta da reação ao evolucionismo, que, no início do século XX, era o paradigma dominante também nas ciências sociais.
Os funcionalistas buscaram explicar os fenômenos em termos das suas funções. Assim, cada fato social seria determinado por uma ou várias funções, e cada elemento da cultura destinar-se-ia a cumprir uma determinada tarefa — uma função — dentro de uma estrutura social mais abrangente.
Influenciados por algumas ideias de Durkheim, Malinowski e RadcliffeBrown são geralmente considerados como fundadores da antropologia funcionalista - e da própria antropologia social.
*
Funcionalismo em sentido estrito: a figura destacada discípulos como:
é
Malinowski,
com
Raymond Firth
concentra a sua atenção nas funções sociais e psicológicas de vários fatos e processos culturais que são fundamentais para a reprodução tanto da sociedade como dos indivíduos.
Malinowski procura mostrar que a cada tipo de civilização, a cada costume, a cada objeto material, a cada ideia ou crença, está associada uma necessidade, uma tarefa indispensável no todo funcional.
Funcionalismo estrutural:
pertencem Radcliffe-Brown seguidores, como:
e
seus
*
Evans-Pritchard (nos primeiros trabalhos)
*
Isaac Schapera
*
Meyer Fortes e outros,
abordando principalmente as estruturas sociais e os sistemas de relações sociais que mantêm uma sociedade estável e integrada
Sendo assim, percebemos que Malinowski havia argumentado que as instituições culturais tinham de ser entendidas em relação às necessidades humanas básicas psicológicas e biológicas.
Radcliffe-Brown,
entretanto, sublinhou o
"estruturalfuncionalismo" para a análise social que via sistemas sociais como mecanismos integrados, nos quais todas as partes funcionam para promover a harmonia do todo
A abordagem da antropologia