Racismos
O racismo é sem dúvida a descriminação de povos ou pessoas, com base no preconceito da sua inferioridade, durante muitos séculos tem sido parte integrante das sociedades, passando de geração em geração ideias preconcebidas e racistas, estas ideias foram a base da escravatura e ainda hoje se verificam em todas as sociedades mundiais com um destaque especial para muitos estados do sul dos Estados Unidos da América onde esta evidência é ainda mais clara. As justificações para estes actos de repulsa racial têm sido justificadas ao longo do tempo, pela ideia de existirem povos intelectualmente inferiores e bárbaros, ou com base em nacionalismos. Sociologicamente, estes actos tem como base ideias etnocêntricas (pressuposição que o indivíduo, ou grupo de referência, se considere superior àqueles que ele julga), ou seja não haver qualquer justificação para estes actos a não ser ideias pré-estabelecidas e enraizadas na sociedade.
Só a partir do Século XIX é que começaram a apontar-se esforços para abolir definitivamente o racismo das sociedades, nomeadamente com a abolição da escravatura pela mão de Abraham Lincoln e movimentos de luta contra a descriminação racial encabeçadas por Martin Luther King e Nelson Mandela.
A verdadeira origem do racismo remonta à antiguidade romana, grega e egípcia quando estes povos, que no após guerra, o vencido tornava-se cativo do vencedor, independentemente da sua raça. Estas acções aproximavam-se mais da xenofobia do que propriamente do racismo.
Este