Racismo
ORIGEM DA PALVRA RACISMO?
A palavra racismo tem origem na junção de dois termos: raça e “ismo”, sendo raça a palavra mãe. Racismo = Raça + “ismo”. Raça é o grupo de indivíduos pertencentes a um tronco comum e que apresentam particularidades semelhantes entre os membros da mesma espécie. A palavra raça teve origem no latim, de ratio, que significa espécie. Assim, racismo, não é mais do que uma teoria que afirma a autoridade da raça X em relação às outras raças. Com esta teoria assenta a defesa do direito de dominar ou mesmo reprimir as raças consideradas inferiores. Uma atitude preconceituosa e discriminatória contra indivíduos de certas raças ou etnias, é racismo.
O QUE É RACISMO?
É muito comum nos dias de hoje ouvir falar sobre o racismo e cada vez mais há necessidade de discutirmos este assunto, porque infelizmente muitas pessoas ainda não estão conscientizadas para este problema. Mas o que é afinal o racismo?
O racismo consiste em crer que certas pessoas são superiores a outras devido a pertencer a uma raça específica. Os racistas diferenciam as pessoas com base em características físicas como a cor de pele e o aspecto do cabelo. Não existe nenhuma prova científica da existência de raças diferentes. A biologia só identificou uma raça: a raça humana.
O racismo não tem fronteiras e existe até dentro da mesma raça. Todos somos um pouco racistas, por isso é muito importante debatermos este assunto hoje em dia para que este problema diminua.
TIPOS DE RACISMO?
a) Preconceito quanto à classe social:
Em geral, é a tendência a considerar o "pobre" como um ser humano inferior, em função de sua pobreza, para prevalecer-se dele. A diferença social não pode ser transposta para o plano intelectual ou moral. Neste último, em especial, todos os homens desfrutam e devem desfrutar de uma mesma dignidade.
b) Preconceito quanto à orientação sexual:
Atualmente, é cada vez mais reconhecido,