Abnt
Toda comunicação técnica necessita ter uma apresentação sistematizada para poder transmitir adequadamente seu conteúdo. A originalidade de um trabalho não está na sua forma, mas no seu conteúdo, que deve ser apresentado com uma linguagem clara e objetiva, sendo o texto compreensível a qualquer pessoa com razoável cultura geral. Os trabalhos comumente solicitados são:
Projetos de pesquisa: São documentos que explicitam as ações que serão desenvolvidas durante um processo de pesquisa. Em geral, devem especificar objetivos, justificativa e descrição da modalidade da pesquisa, além dos instrumentos de coleta e análise de dados, do cronograma e dos recursos humanos, financeiros materiais necessários à operacionalização da pesquisa (GIL, 2002). Apesar de a ABNT ter lançado, em 2005, a NBR 15287, sugerimos consulta a obras sobre metodologia da pesquisa para aprofundamento do assunto. A NBR 15287 trata apenas das questões estruturais de um projeto de pesquisa.
Trabalhos acadêmicos: São trabalhos que representam o resultado de estudo e/ou pesquisa sobre um tema, exigidos por disciplina, módulo, estudo independente, curso e programa.
Monografias: dentro desta definição, podemos incluir os trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCC) que, em geral, são basicamente uma revisão bibliográfica e como tal não geram novos conhecimentos. Já as monografias apresentadas em cursos de pós-graduação (especialização) requerem um grau maior de aprofundamento, tendo um caráter mais crítico e investigativo sobre o conhecimento existente.
Teses e dissertações: São trabalhos resultados de pesquisas desenvolvidas em cursos de pós-graduação (doutorado e mestrado) e defendidos publicamente.
• Tese: Contribuição inédita para o conhecimento e apresentada para obtenção do grau acadêmico de doutor e dos títulos universitários de livre-docente e professor titular. . • Dissertação: Destina-se à obtenção do grau acadêmico de