Analise
As informações sobre os fluxos de caixa de uma entidade são úteis para que possa proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a real capacidade da entidade gerar caixa e equivalente de caixa e as necessidades da entidade para se utilizar esses recursos.
Os usuários das demonstrações contábeis de uma entidade estão interessados em conhecer como a entidade gera e usa seus recursos de caixa e equivalente de caixa, independentemente da natureza das suas atividades e mesmo que o caixa seja considerado como o produto da entidade, como é o caso de uma instituição financeira.Por fim o pronunciamento requer que todas as entidades apresentam uma demonstração de fluxos de caixa.
Todas as demonstrações dos fluxos de caixa devem apresentar os fluxos de caixa durante o período classificados por atividades operacionais, de investimentos e de financiamento.
O montante dos fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais é o indicador chave da extensão em que as operações da entidade têm gerado suficientes fluxos de caixa para amortizar empréstimos, manter a capacidade operacional da entidade, pagar seus dividendos ( os juros sobre o capital próprio, que no Brasil se assemelham a dividendos) e fazer novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamentos.
Algumas transações, como a venda de um ativo imobilizado, podem resultar em ganho ou perda, que é incluído na apuração do lucro liquido ou prejuízo; Entretanto, os fluxos de caixa relativos a tais transações são fluxos de caixa provenientes de atividades de investimentos.
As entidades devem divulgar