Racismo
Racismo é a ideologia a qual afirma que as pessoas possuem características inatas, biologicamente herdadas, cujo sangue é o marcador da identidade étnica-nacional determinante para o valor do ser humano não pelas suas qualidades e defeitos, mas por derivar de uma raça. Nesse contexto, as raças são hierarquizadas como melhores, puras, superiores ou piores, impuras, inferiores.
A Organização das Nações Unidas usa a definição de discriminação racial estabelecida no art. 1 da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, adotada em 1966 com sendo “ a expressão que visa a qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência fundada na raça, cor, ascendência na origem nacional ou étnica que tenha como objetivo ou como efeito destruir ou comprometer o reconhecimento, o gozo ou o exercício, em condições de igualdade, dos direitos do homem e das liberdades fundamentais nos domínios político, econômico, social e cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública”.
O racismo tem assumido formas diferentes ao longo da história. Como uma ideologia, existiu durante o século XIX como racismo científico, quando vários intelectuais, inclusive cientistas, desenvolveram uma teoria pseudocientífica afirmando a divisão de raças e apoiando a dominação de uma raça sobre outra exercendo grande influência na era Hitler. Embora amplamente desacreditada após a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, o racismo e a discriminação racial permaneceram difundidos em todo o mundo.
Do ponto de vista jurídico, como a educação e a conscientização não têm sido suficientes para diminuir o racismo presente na cultura de inúmeros países, foram feitas leis para coibi-lo. No Brasil, o racismo tem sido um grande problema desde a era colonial e escravocrata imposta pelos colonizadores portugueses. A nível internacional, o Brasil é signatário de inúmeros documentos se obrigando a