Racismo
O racismo é o modo de pensar que dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.
O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com a sua matriz racial.
A importância que o homem dá à cor da pele do seu semelhante, é deveras preocupante. Na realidade, em muitos casos a diferença da cor da pele é uma barreira forte para a comunicação entre as pessoas do que a própria diferença linguística.
Discriminação Racial
É definida como qualquer distinção, exclusão, ou preferência em função da raça, origem, cor ou etnia, que tenha por objectivo ou como resultado a anulação do reconhecimento de igualdade, de direitos, liberdades e garantias ou de direitos económicos, sociais e culturais. Uma das formas de descriminação racial é a intolerância (falta de respeito pelas práticas e convicções do outro).
O que é a Xenofobia?
Xenofobia quer dizer aversão a outras raças e culturas. Muitas vezes é característica de um nacionalismo excessivo. A xenofobia é um medo intensivo, descontrolado e desmedido em relação a pessoas ou grupos diferentes, com as quais nós habitualmente não contactamos.
Como qualquer fobia, xenofobia pode ter diferentes intensidades, podendo-se tornar uma doença psicológica.
Racismo e Xenofobia na Europa
A Europa, tal como os restantes continentes, vive sob o impacte da globalização, de uma maior mobilidade internacional e do incremento dos fluxos migratórios. O aumento da intolerância política, religiosa e étnica