racismo
No dia 20 de novembro celebra-se o Dia da Consciência Negra. A data, comemorada nacionalmente desde 1978 e com feriados em algumas cidades desde 1995, marca o aniversário de morte de Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares. Esse dia serve para motivar uma reflexão sobre a condição racial no Brasil. Sobre isso, há muitas polêmicas, retomadas todos os anos: se para a lei todos somos iguais, é possível dizer que ainda existe racismo no Brasil? Que desafios os negros enfrentam em relação à inclusão social? Como se explica a pequena quantidade de negros em espaços sociais de prestígio no Brasil? O que deve ser feito para reduzir os efeitos da escravidão sofridos até hoje? Reflita sobre essas questões e desenvolva uma dissertação argumentativa sobre o tema: AtualmRacismo Camuflado
Hoje no Brasil não presenciamos o preconceito racial declarado, mas o preconceito racial camuflado. Nas campanhas publicitárias de grandes empresas existem vários participantes brancos e apenas um negro. Já em campanhas de pobreza e miséria, lá está o negro em maior proporção. Vagas de concursos e vestibulares específicas para negros? Apresentadores de conceituosos [conceituados] programas de televisão são negros?
A lei diz que devemos ser tratados de modo igual, mas infelizmente isso não acontece. A começar dos próprios negros que se recuam devido ao próprio sentimento de inferioridade que carregam desde os tempos da escravidão. A partir do momento que eles próprios começarem a impor a igualdade social as coisas provavelmente mudaram [mudarão] de figura. Acontece que é uma minoria que briga por seu espaço. Diante disso, as coisas continuarão acontecendo da forma que é, os negros sempre em minoria em todos os aspectos sociais. nte, no Brasil, o negro apresenta o mesmo status social que o branco?