Estudo Dirigido Neuro
Durante o repouso, os neurônios ficam com uma carga negativa na face interna. A negatividade do potencial da membrana favorece a entrada de cátions (+) e se opõe a entrada de ânions (-). No potencial de repouso os canais Na+ ficam fechados e só abrem com a despolarização.
Na despolarização a célula sai do repouso por causa da entrada de íons de Na+, deixando ela eletricamente positiva. Quando ela atinge seu limiar de excitação, ocorrem potenciais de ação e um neurônio pode enviar um sinal elétrico a qualquer parte do corpo.
Quando os canais de Na+ se fecham e o sódio pára de entrar na célula, se abrem os canais de K+ com carga positiva que saem da célula fazendo com que ela volte a ficar negativa, até chegar ao repouso (no final, com uma ajuda da bomba de Na+ K+). Na bomba de Na+ K+ a entrada ou a saída é da menor quantidade para a maior e assim a bomba utiliza energia (ATP) pra fazer a célula voltar ao repouso de -90mv. Os canais de K+ são majoritários e estão sempre abertos no potencial de repouso.
Na bomba de sódio e potássio saem 3 átomos de sódio da membrana e entram 2 de potássio.
2- O que são canais iônicos? Como podem ser regulados?
Proteínas controladoras do transporte de íons através da membrana plasmática.
São canais formados por proteínas que controlam o gradiente de voltagem (diferença de potencial) através da membrana plasmática permitindo o fluxo de íons pelo seu gradiente eletroquímico. São canais seletivos (Canais de Na+, K+, Ca+2) e podem ser regulados por voltagem (abrem quando a membrana é despolarizada) e agentes químicos (acetilcolina).
3- O que são canais dependentes de voltagem? (controlados por comportas)
Proteínas que podem ser reguladas por variações de voltagem