Racismo
Racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano. É uma opinião não científica sobre uma raça humana que leva a uma tomada de posição depreciativa e, frequentemente, violenta relativamente a uma coletividade.
Apesar de atitudes racistas sempre terem existido na humanidade, muitas vezes como reação de defesa de uma comunidade contra a invasão pacífica de outra diferente dela, o fenômeno do racismo se agudizou na época moderna, especialmente com a política colonialista das potências europeias.
O racismo continua a ser um grave problema em numerosos países, mesmo onde teoricamente não existe, como no caso dos EUA (sobretudo nas zonas do Sul). A crise econômica e a pressão demográfica costumam ser motivo de problemas raciais mais ou menos graves, como sucede na Grã-Bretanha com os imigrantes, em França com os norte-africanos, na Alemanha com os turcos ou em Espanha com a população cigana e os trabalhadores negros ilegais.
Ser diferente é normal, se fossemos todos iguais, que graça teria? Embora sejamos todos da mesma espécie, temos nossas diferenças que nos impede de seguir em frente se as olharmos como um obstáculo, mas que nos deixam mais fortes se as vermos com bons olhos. Deus nos fez todos a imagem e semelhança dele, ou seja, somos todos iguais, parecidos com Deus. O racismo tem crescido com frequência nos últimos anos em todo o território mundial, as ações e as atitudes das pessoas ao nosso redor está mostrando que a atividade racista cresce cada dia mais.
Somos ensinados a ser racistas pelos adultos, desde bem cedo. Nenhuma criança nasce racista, crianças são puras, elas realmente sabem amar sem preconceito. É por isso que se deve ensinar a criança a não ser racista, pois se ela cresce sendo racista, ela vai ser racista pelo resto da vida, e vai passar isso de geração a geração.
A discriminação, o racismo, é