racismo
SANTOS
2014
RESUMO
O documentário “Racismo – Impactos fatais” relata o surgimento do racismo lá no século 19 com tal crueldade como a escravidão. Quando o imperialismo buscava justificativas para julga-los “não- civilizados” ou não-evoluídos para eles os negros não se adequavam do modo de vida europeu.
Esse racismo deu origem do nazismo na tentativa de matar uma determinada raça.
Tudo isso surgiu a partir do colonialismo.
O racismo foi o causador de inúmeros assassinados chamador de inúmeros assassinados chamados de genocídios conhecidas na história, vimos que povos aborígime da tasmânia foram extintos por seres “diferentes” e por não terem a forma de vida europeia.
Quando falamos de genocídio a primeira coisa que pensamos é o nazismo e seus campos de concentração, mas esses foi apenas mais um fator na história do racismo. Os alemãs apenas usaram a ideia de raça, hierarquia,vinda de encontro com o evolucionismo de Charles Darwin que dizia que algumas raças eram inferiores que os europeus brancos era a melhor raça e por isso podia dominar as raças inferiores, deixando milhares de pessoas com fome e proibindo o casamento entre raças nos Estados Unidos. Para entender o racismo, é preciso entender e se aprofundar muito mais em tudo o que já é conhecido cotidianamente. Segundo Munanga, as teorias explicativas são numerosas e geralmente contraditórias. Sabe-se que a princípio a tentativa de classificação humana foi através da biologia, a fim de tentar entender e explicar a diversidade pelos fenótipos humanos, tal como a cor da pele, que foi denominada como; raça branca, negra e amarela, como vemos até hoje. Entretanto, o objetivo não foi alcançado. Já com a antropologia, a tentativa de classificação foi com o conceito de que cada raça tinha uma capacidade intelectual diferente, sendo a branca superior.
Segundo antropólogos no século XIX, a forma do nariz, lábios, crânio, queixo, além da cor da pele e ângulo facial,