racismo
A luta de algumas personalidades surtiu efeito e ajudou na conquista do espaço da população negra na sociedade. Ao que tudo indica o Brasil caminha bem, mas ainda não chegou ao seu ponto máximo. Dentre a população negra brasileira e do mundo existem os que merecem destaque:
Martin Luther King
Lutou contra a desigualdade racial, mas sempre de forma pacífica e deixou uma marca poderosa e muitos progressos neste campo.
Rosa Parks
Uma mulher negra que desafiou todas as leis de segregação racial e deu início a um movimento que mudou radicalmente os Estados Unidos.
Bob Marley
Infelizmente morreu muito cedo vítima de câncer, mas através de suas músicas que são ainda muito divulgadas e tocadas protestava contra o racismo e exaltava o amor e a vida.
Albert Luthuli
Primeiro negro a receber o Prêmio Nobel da Paz este grande homem foi grande defensor da não violência e opositor da Apartheid, estando sempre a favor da justiça e igualdade.
Barack Obama
O primeiro presidente negro dos Estados Unidos e que possui uma trajetória linda de vida e tem dado grandes exemplos para o mundo.
Zumbi dos Palmares
O maior líder da resistência negra ao escravismo e de luta pela liberdade. Lembrado até hoje mundialmente por ser o maior guerreiro que marcou a história do Brasil.
Nelson Mandela
Um líder revolucionário que se tornou presidente da África do Sul e considerado pelo povo como um guerreiro em luta pela liberdade.
Diante da história do Brasil que foi apresentada ao longo desses quase 512 anos de existência, um episódio marcante é contado com relação à luta pela liberdade do negro, em um país onde o trabalho escravo foi durante muito tempo explorado e os próprios escravos humilhados a severas punições se descumprissem o mandado, é possível encontrar as personalidades negras que a duras penas conseguiram dar a volta por cima.Com isso, não só esse país como o mundo todo teve uma dificuldade grandiosa em aceitar que a