racismo
Texto de Edson Borges, Carlos Alberto Medeiros e Jacques d’Adesky
1. Explique o significado do método de oposição binária e dê exemplos de como foi utilizado na produção do conhecimento sobre os “outros”.
È um método, introduzido pelos gregos no séc V a.C, utilizado na Europa para reduzir toda a complexidade e pluralidade humana a pares opostos, tais como negro e branco, eu e outro, civilizado e bárbaro/selvagem, Oriente e Ocidente, crente e ateu.
2. “Maldito seja Canaã, filho de Cam!” Explique as conseqüências dessa frase bíblica ditas por Noé para a situação dos africanos e dos negros escravizados no Brasil.
Foi uma praga rogada por Noé para seu filho Cam, dizendo que ele deveria ser “o último dos escravos de seus irmãos”. Assim a história registrou diversas leituras preconceituosas daquele mito bíblico, desde então, a vontade divina repartiu o mundo entre os filhos de Jafé (europeus), Sem (semitas) e Cam (Africanos). Nesse mundo teocêntrico, é o “pacto com Deus” que define a diferença entre os povos e não as diferenças biológicas e culturais.
3. Qual foi o significado real da Abolição da Escravatura no Brasil? Com a liberdade formal, os afro-brasileiros conquistaram grandes avanços? Qual a situação atual dos negros brasileiros?
A abolição da escravatura pode ser explicada através da conjuntura econômica e transformações da época que ocorriam principalmente na Inglaterra, que passou pela Revolução Industrial e procurava aumentar o mercado consumidor. A Lei Áurea representou mais um passaporte de exclusão do que convite à participação no mundo do trabalho livre. Foram entregues a própria sorte. A história é marcada desde o início por concepções racistas de superioridade e inferioridade. E após mais de quinhentos anos do “descobrimento do Brasil” e mais de cem anos de Abolição da Escravatura, as pesquisas continuam apontando o racismo e a discriminação racial como fatores preponderantes das crescentes