RACISMO
CURSO DE PEDAGOGIA
SAIAKA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
DISCRIMINAÇÃO
Rondonópolis/MT
2012
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
DISCRIMINAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos, Comunicação e Linguagem, Psicologia da Educação II, Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais..
Profs: Vilze Vidotti Costa, Lilian Salete Alonso, Carlos Eduardo Gonçalves, Fabio Luiz da Silva.
Rondonópolis/MT
2012
INTRODUÇÃO A educação é um direito de todos e toda e qualquer pessoa pode e deve ter acesso a ela até mesmo para ter acesso aos demais direitos que lhe são garantidos. Cabe a educação desenvolver todo o processo de estímulo com relação ao seu aluno para que o mesmo possa desenvolver suas potencialidades, desenvolver seus valores e a partir daí desenvolver atitudes em prol de uma sociedade mais humana e mais justa, deixando de lado o preconceito e a discriminação tão presente em nossa sociedade nos dias de hoje.
Em grande parte, a discriminação e o preconceito são aliados as características físicas como cor da pele, orientação sexual e diferenças sociais onde essas divergências acabam se transformando em desigualdades. Segundo Ramos e Jesus o preconceito é individual e resulta em graves conseqüências, as pessoas por acharem que são melhores começam a desmerecer os outros, o indivíduo que é discriminado as poucos vai se excluindo dos grupos, se sente incapaz, e muitas vezes, até entra em depressão, ou ainda, pode ocorrer em alguns casos, do indivíduo se tornar agressivo. Nesse sentido, a escola precisa trabalhar dentro do espaço escolar ações que minimizem a discriminação e o preconceito dentro