Racismo
Racismo é a ideologia que acredita na existência de uma hierarquia entre grupos raciais, é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância á noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas ás outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria cientifica, mas um conjunto de opiniões pré-concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam serem superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foram utilizadas muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorrem durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como sendo inferiores aos europeus. O racismo tem assumido formas muito diferentes ao longo da historia Até o final do século XIX havia a noção de que a espécie humana era subdividida em raças. Doutrina pretensamente cientifica estabeleciam a superioridade de povos que acumulavam maior de dominação e colonização.
A partir de meados do século XX, essas teorias foram contestadas e os estudiosos da biologia humana concluíram que na nossa espécie humana não existem condições para a subdivisão em raças por atributos como a cor da pele ou a textura do cabelo.
Na antiguidade, as relações entre povos eram sempre de vencedor e cativo. Estas existiam independentemente da raça, pois muitas vezes povos de mesma matriz racial guerreavam entre si e o perdedor passava a ser cativo do vencedor, neste caso o racismo se aproximava da xenofobia.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, o problema da desigualdade deve ser enfrentado “combatendo a pobreza com politicas