Racismo
Racismo é um modo de pensar onde se dá grande importância à noção da existência de várias raças humanas distintas ou superiores uma das outras. Onde existe convicção de alguns indivíduos devido as suas características físicas hereditárias, e determinado traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros
O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões que foram concebidas ao longo dos tempos onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar atos da humanidade ao longo da história como é o caso da escravidão, do domínio de determinados povos sobre outros, os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e o complexo de inferioridade que muitos povos sentem em relação a outros.
Tipos de racismo :
Racismo individual – Realça-se nos lugares mais estranhos, nas atitudes, nos comportamentos e até nos interesses pessoais que estão socializados entre várias raças Racismo institucional – demonstrado em dados oficiais, por exemplo aqueles que são discriminados no nosso sistema de trabalho, na Justiça, na Economia, na Política e nas instituições. Racismo cultural – Manifesta-se nos valores, nas crenças, na religião, na língua, na música, na filosofia, na estética, entre outros.
Racismo primário – É um fenômeno emocional ou passional, sem qualquer elaboração ou justificações.
Racismo comunitarista – É um racismo contemporâneo que se apropriou dos pontos centrais do anti-racismo, ou seja que raça não é natureza.
Racismo ecológico ou ambiental – É a forma ou subespécie mais recente de discriminação, contra a “Mãe