Racismo no futebol
Referencia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo_no_futebol
Entende-se por racismo no futebol qualquer prática racista (normalmente xingamentos ou algum tipo de sinal) praticada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida. Isso tende a acontecer com certa facilidade mesmo havendo a pressão da mídia e da sociedade contra esses casos, porque o futebol é um esporte que facilmente une pessoas de todas as "raças", considerando-se principalmente afro descendente e euro descendentes. Apesar de estar voltado para uma situação em particular (o jogo de futebol), é considerado como racismo normal e punido da mesma forma que qualquer outra manifestação racista contra a pessoa.
A questão do racismo no futebol é retomada no Brasil em 1998 por meio de um artigo contundente: "A linguagem racista no futebol brasileiro" (SILVA, 1998). Neste trabalho, o autor interpreta notícias veiculadas em jornais após as derrotas da seleção brasileira em Copas do Mundo. Discute o papel da mídia na reprodução e construção do racismo no futebol brasileiro e conclui que nas derrotas o sentido construído socialmente para determinadas metáforas desclassifica o jogador, sobretudo, como ser humano e não apenas como atleta. Esse sentido desclassificatório dirige-se com mais ênfase a determinados grupos de jogadores, que em geral são negros ou mestiços.
(Minhas Palavras)
Temos como ponto de referencia os seguintes acontecimentos em 2014 no Brasil e no Mundo.
Neymar é alvo de racismo no futebol espanhol
Torcedor atira banana em Daniel Alves
Árbitro que encontrou bananas em seu carro no campeonato gaúcho:
Arouca chamado de “macaco” no campeonato paulista
Várias pessoas do meio profissional do Futebol vêm sofrendo esse tipo de racismo seja verbal ou por linguagem de sinais que fogem do habitual. Vejo isso como uma grande falta de respeito mútuo, pois vivemos num mundo que se diz