racismo 2 semestre
Introdução:
Todos sabem que no mundo existem muitas diferenças entre as pessoas, de diversos modos e maneiras, seja pela renda, crença, opção sexual, cor, e que por estupidez e ignorância, cria-se o preconceito, descriminação entre as partes, onde um tenta ser melhor que o outro, simplesmente por ser, ou ter algo que o outro não tem. Gerando muitos conflitos e desentendimentos, afetando a todos envolvidos, diretamente e indiretamente na sociedade em que vivem. Neste trabalho iremos definir e abordar questões relacionadas ao racismo no futebol, um preconceito que ate hoje gera discussões e conflitos na sociedade, ocorrendo nas diversas atividades desportivas, recentemente no futebol brasileiro tivemos vários casos, como iremos evidenciar no mesmo, assim como, fatos históricos, manchetes, e uma reflexão pessoal sobre o assunto.
Desenvolvimento
Racismo: consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Durante o processo de colonização no Brasil, como era necessário Mao de obra barata, para o desenvolvimento das lavouras, das construções e manutenção do padrão de vida da realeza, foram tragos escravos africanos com o objetivo de suprir tais necessidades, e ajudar no processo de colonização e desenvolvimento do país.
Após um longo período de escravidão, em 1888 a princesa Isabel decretou o fim da escravidão. A abolição da escravatura deu assim direito de ir e vir para os escravos, em sua totalidade negros, os deixando livres dos trabalhos forçados e sem remuneração. Tal feito ocorreu, pois na cultura mundial na época os negros eram tidos como raça inferior, como impuros e amaldiçoados, sendo assim tinham que ser subordinados aos brancos. Mesmo com o fim da escravidão, muitos ainda tinham o pensamento que os negros eram inferiores e não se misturavam a eles, gerando assim preconceito e discriminação perante a sociedade. Com o passar do tempo os negros foram