Racionalismo cartesiano
Aluna:Barbara Carneiro
Texto Racionalismo Cartesiano
1- Por que Descartes é considerado o pai do racionalismo moderno?
Ele foi o primeiro filosofo a pensar que a compreensão dependia da cabeça, da análise racional, que através dela se podia chegar à verdade, ao contrário dos empíricos, que achavam que a verdade, material, só se percebia com observação dos mundo e das coisas.
2- Em que sentido ele proclamou a autonomia do Sujeito?
É pela conclusão da própria existência que Descartes proclama a autonomia do sujeito, enfim ele desloca o conhecimento para o sujeito. O sujeito moderno passa a ser um sujeito autônomo, todo-poderoso., vendo a existência com sendo consequência do pensar, pois o que distingue os homens é a posse da razão, instrumento universal que permite a estes entenderem-se.
3- De que modo à filosofia nos torna mestres e possuidores da natureza?
A moral deve ser dada pelo conhecimento da verdade segundo Descartes, a verdade é clara e distinta e isso se alcança através da dúvida, da análise, da síntese e da revisão, podemos concluir que, a moral para Descartes também é um processo matemático, onde se alcança a segurança de começarmos a nos tornarmos "mestres e possuidores da natureza" através de um resultado de processos matemáticos, e quanto maior forem os números de experiências, mais se tem conhecimento das coisas, do mundo ou das pessoas.
4- Em nome de que razão se rebela contra toda autoridade, em matéria de conhecimento?
Quanto mais conhecimento, mas se faz necessário o uso da razão, e acaba por dar de frente com muitas "autoridades" que exigem o oposto do que a razão nos mostra
5- Em que sentido a matemática é considerada o modelo e a linguagem de todo conhecimento científico?
Para ele, o universo nada mais era que uma máquina e a natureza funcionava mecanicamente de acordo com leis matemáticas. Isso quadro tornou-se o paradigma dominante até o século XX, quando os cientistas passaram a questionar seus