questionario posse e propriedade
1) Diferencie posse de propriedade.
A posse é aquele que usufrui do lugar naquele momento e a propriedade é provada por escritura pública registrada em cartório de registro de imóvel.
2) O que é composse?
Duas ou mais pessoas podem possuir a mesma coisa, ao mesmo tempo, com o mesmo propósito, ou com vontade comum, composse é somente para bens imóveis e pressupõe a obrigatoriedade de partes iguais.
3) Conceitue ius possidendi e ius possession.
Ius possidendi- Propriedade – Posse da propriedade nessa hipótese, o conteúdo é objeto de um direito. Trata-se da posse e da propriedade nessa hipótese o conteúdo é objeto de um direito. Só quem possui autonomia é o proprietário ou representante legal.
Ius possessionis- Direito fundado da posse, passa a aparência de proprietário.
4) O que é o fâmulo da posse.
O fâmulo da posse é aquele que possui relação de dependência com o proprietário do bem, agindo de acordo com as suas determinações. Trata-se, por exemplo, do detentor, que exerce sobre a coisa, não um poder próprio, mas dependente.
5) Diferencie:
a. Posse justa e posse injusta
Justa- É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária. É aquela perfeita, mansa e pacifica, ou seja, ela exige que não tenha vícios em sua origem.
Injusta- Aquela que possui vício em sua origem. Porém não podem falar-se em posse injusta por erro de documento, pois esse pode ser modificado ou corrigido.
b. Posse de boa fé e posse de má fé
Posse de boa-fé é aquela em que o possuidor a exerce na crença, e na certeza de que é o proprietário da coisa, uma vez que desconhece qualquer vício ou impedimento para a sua aquisição. Nesse sentido, define o art. 1201 do CC.
A posse é de má-fé quando o possuidor sabe que tem vício
6) O que são as posses violentas, clandestinas e precárias.
A posse violenta é aquela que será exercida somente mediante o emprego da força (coação física ou moral) mesmo que não diretamente contra